Biossegurança:Tétano, o problema não é a ferrugem!



 A bactéria Clostridium tetani está em toda parte!Na pele, poeira das ruas, água suja, em instrumentos sujos.Muitos imaginam que tétano se contrai por lesão de perfurocortante enferrujado,assim tatuadores e body piercers poderiam ficar despreocupados pois raramente haverá  agulha enferrujada.Certo?Errado!
A ferrugem não é a principal característica , mas o que faz tétano desenvolver é  ambiente com pouco oxigênio,os ferimentos sub cutâneos são os principais ambientes com pouco oxigênio!

Por que se fala tanto da ferrugem? Porque a ferrugem causa pequenos furos ou fissuras na superfície dos materiais, logo moradia  para bactéria do tétano que podem sobreviver por anos!
Mas se  esta  bactéria  esta na superfície da pele, ao limparmos a pele desinfetar com álcool gel, nossa pele não ficaria livre desta bactéria? Não necessariamente.
A Clostridium tetani consegue esporular, logo ela pode sobreviver ao álcool e a qualquer outro desinfetante.
A doença ataca o sistema nervoso e muscular,causando espasmos e  um tipo de paralisia, não há cura apenas tratamento.Portanto a defesa mais eficaz é vacinação! Lembre-se que a segunda dose deve ser tomada 10 anos depois.